SOBRE

SOBRE O SENADOR

Flexa Ribeiro é engenheiro civil por formação. Foi professor do curso de engenharia da Universidade Federal do Pará e presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flexa ajudou a instalar a Ação Pró-Amazônia, associação que integra as Federações de Indústrias dos nove estados amazônicos e contribui para planejar ações de fortalecimento e desenvolvimento regional.

No início da década de 90, Flexa se filiou ao PSDB e fez parte do grupo político que ajudou a eleger o tucano Almir Gabriel ao governo do Pará. A gestão do ex-governador Almir Gabriel transformou o Pará e se tornou um marco histórico do Estado.

"Em toda e qualquer denúncia de desvio de recursos públicos, pode se verificar que está lá o Delúbio Soares e todos os que atuaram como tesoureiros do diretório nacional do PT."

Em 2005, Flexa Ribeiro assumiu como suplente uma das três cadeiras destinadas ao Pará no Senado Federal.

O trabalho e o empenho do senador Flexa na defesa do Pará asseguraram sua reeleição no ano de 2010. Aquela foi a maior votação da história paraense. Flexa garantiu mais de 1,8 milhão de votos para continuar seu trabalho no Senado Federal.

No Senado Federal, Flexa presidiu, de 2009 a 2011, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT). Em 2012, teve atuação decisiva na implantação da Ouvidoria do Senado e, por isso, foi escolhido para ser o primeiro ouvidor-geral da Casa legislativa.

Na composição da Mesa do Senado para o biênio 2013-2014, Flexa foi indicado pelo PSDB para assumir o cargo de Primeiro-Secretário, responsável pelos serviços administrativos e pela realização da supervisão geral do Senado Federal.

Na atual legislatura, Flexa é um dos senadores com maior atuação entre as Comissões Permanentes do Senado. Das 14 em atividade, o senador paraense participa ativamente de 12:

· CAE – Comissão de Assuntos Econômicos
· CAS – Comissão de Assuntos Sociais
· CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
· CCT – Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
· CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo
· CE – Comissão de Educação, Cultura e Esporte
· CI – Comissão de Serviços de Infraestrutura
· CMA – Comissão de Meio Ambiente
· CRA – Comissão der Agricultura e Reforma Agrária
· CRE – Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
· CSF – Comissão Senado do Futuro
· CTFC – Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor

Além da atuação nas Comissões Permanentes do Senado, o senador Flexa Ribeiro foi escolhido para assumir a vice-presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Esta é a comissão responsável por analisar e emitir parecer sobre projetos orçamentários, acompanhar e fiscalizar o Orçamento da União.

Também é vice-presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) e membro da Comissão Especial Destinada a Examinar o PLS 258, de 2016, que institui o Código Brasileiro de Aeronáutica. Compõe ainda a CPI dos Maus-tratos, responsável em investigar as irregularidades e denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes.

São várias as lutas do senador Flexa em favor do Pará e dos paraenses. Sua atuação já garantiu importantes conquistas ao Estado. É o caso das Universidades Federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Oeste do Pará (Ufopa). É autor do projeto, aprovado em abril deste ano, que garante mais recursos para a segurança pública e, anualmente, dados do Siga Brasil – o sistema de informações do orçamento público federal – comprovam que ele é o parlamentar da bancada do Pará que mais destina recursos para a melhoria e expansão da saúde pública no Estado. Considerando os últimos quatro anos, Flexa garantiu R$ 28,1 milhões em recursos de emendas.

Segundo Melhor Senador do Brasil

Flexa Ribeiro é reconhecido como o melhor senador do Brasil pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade que representa as 5.570 cidades brasileiras, e foi avaliado pelo site independente e apartidário Ranking dos Políticos como o segundo melhor de todo o país. No levantamento do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar dos “100 Cabeças do Congresso”, Flexa se mantém no grupo dos parlamentares com maior influência política.