Mais de 50 veículos, equipamentos de saúde e kits do programa Municípios Verdes foram entregues ontem (28), pelo Governo do Pará, a 18 municípios da região nordeste do Estado. Grande parte dos novos veículos foi entregue à Polícia Militar como mais uma importante ação para a renovação da frota em vários municípios paraenses.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que tem se dedicado em conquistar mais recursos para reforçar a segurança pública no Estado, esteve presente no evento e destacou a importância em investir na segurança pública. Autor do projeto (PLS 90/2007) que garante mais investimentos para o combate à violência, o senador destacou o papel do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para que os estados possam contar com mais recursos nesta área.

“Este é o principal fundo para a área da segurança. No ano passado, aprovamos no Congresso um orçamento de mais de R$ 1 bilhão para o fundo, ocorre que o executivo só transferiu cerca de 38% para o FNSP. Meu projeto impede que o fundo seja alvo de cortes, garantindo 100% do que foi aprovado para o enfrentamento da violência”, justificou o senador.

A renovação da frota tem sido feita em vários municípios em todas as regiões do estado. No último dia 21, os batalhões de Policiamento da PM de Barcarena e Abaetetuba, no Baixo Tocantins, receberam 14 viaturas e 20 motocicletas para o reforço da segurança pública nas cidades. Os dois municípios pertencem ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR), que realiza o policiamento em 10 municípios da região. O CPR IX também está formando 134 novos policiais que deverão ser integrados ao policiamento no mês de julho.

Desta vez, a entrega de veículos e equipamentos vai beneficiar os municípios de: Bujaru, Concórdia do Pará, Curuçá, Igarapé-Açu (distrito de Pajurá), Inhangapi, Ipixuna do Pará, Magalhães Barata, Maracanã (Vila de Algodoal), Marapanim, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia.

Na ocasião também foi firmado Convênio de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a prefeitura de Castanhal, no valor de R$ 2,3 milhões, para obras de asfaltamento de vias urbanas na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Castanhal.

Além do senador Flexa Ribeiro, participaram do evento o secretário de estado de Meio Ambiente, Thales Belo; o presidente da Emater, Daniel Lopes; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Márcio Miranda; o comandante da Polícia Militar, Hilton Benigno; e os deputados estaduais Milton Campos, Ana Cunha, Thiago Araujo, além dos prefeitos dos municípios beneficiados.